IT Business analyst
Randstad Portugal
Lisboa, PT
há 5 dias
source : ITJobs

A Randstad é a empresa número 1 no setor de recursos humanos a nível mundial e líder em Portugal. Com presença em todo o país, conta com oportunidades de emprego para diferentes setores de atividade, como indústria, serviços de apoio ao cliente e vendas, tecnologias da informação, finanças e banca, hotelaria, turismo e restauração, recursos humanos, entre outras.

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A randstad opera em Portugal e no Mundo como líder na área de recursos humanos em diversos sectores. A área de Technologies trabalha exclusivamente no sector de IT e Telecom, providenciado oportunidades únicas de desenvolvimento profissional.

A randstad foi desafiada pela Indra para preencher uma posição de Business Analyst.

descrição da função / job description

Na definição e desenho de soluções mais complexas, organizar e liderar equipas adhoc multidisciplinares (squads) que deverão produzir o resultado pretendido com recurso a metodologias, técnicas e ferramentas Agile.

  • Acompanhar parcialmente a execução de alguns projetos transformacionais, nas suas fases mais críticas, com vista à retenção de conhecimento detalhado das soluções implementadas.
  • Garantir que as soluções de IT definidas aderem aos standards e arquitetura TI definida na organização.
  • Adicionalmente, descrevem-se as seguintes atividades de um IT Business Analyst :

  • Conhecer as melhores práticas de IT, tecnologias e soluções disponíveis para suportar as necessidades específicas e, simultaneamente, conhecer as tendências e drivers da indústria e, em articulação com os Business Partners (BP) e restantes áreas de IT & Digital, incorporá-las nas soluções tecnológicas sob sua responsabilidade.
  • Em conjunto com os BPs e com os focal points das BU’s, validar e detalhar os requisitos de negócio, garantindo o profundo entendimento do problema e a correta documentação da iniciativa de negócio.
  • Definir, em conjunto com o BP e as restantes áreas de IT&digital, a melhor solução tecnológica para endereçar cada iniciativa de negócio, de acordo com as linhas de orientação tecnológicas.
  • Apoiar o BP e a BU na construção e refinamento do business case, sobretudo na componente de estimativa de custos da solução a propor e na sua apresentação para aprovação em program committee.
  • Agir proactivamente na liderança do processo de preparação end-to-end das iniciativas, garantindo a sua evolução dentro dos prazos comprometidos e o cumprimento da sua data de entrega, mesmo quando as atividades são executadas por equipas distintas.
  • Produzir a documentação necessária para o lançamento dos processos de compra, seja através dos processos standard de procurement, Acordo-Quadro ou apenas pela mobilização de recursos internos / capacidade dos CoC / CoE.
  • No âmbito da preparação de iniciativas, assegurar, a nível técnico, a interação com fornecedores ou potenciais fornecedores, com vista à obtenção das propostas técnicas mais adequadas.
  • Elaborar uma avaliação técnica detalhada e sistemática das propostas recebidas de potenciais fornecedores, com vista a suportar uma decisão de adjudicação.
  • Construir o modelo financeiro da solução tecnológica a implementar, que servirá de suporte à sua aprovação pela BU e pela área de IT&Digital e que, posteriormente, será a base financeira da execução do projeto.
  • Trabalhar com o Digital PMO com vista à aprovação da iniciativa, preparando e disponibilizando toda a informação necessária.
  • Na preparação de projetos a implementar pelos CoE em metodologias Agile : apoiar o Product Owner do negócio na redação de EPICs, features e User Stories e na identificação, contratação e planeamento de necessidades de integração com outros sistemas internos ou externos.
  • Uma vez terminada a preparação e aprovação da iniciativa, assegurar e acompanhar o seu handover ao futuro gestor de projeto, para que se inicie a sua fase de execução (project charter).
  • Acompanhar ativamente a execução dos projetos mais transformacionais, nomeadamente nas fases de análise, desenho e testes, como forma de garantir a retenção futura do conhecimento.
  • Participar e ser elemento obrigatório e vinculativo no processo de aceitação final de projetos, assegurando a revisão de toda a documentação recebida dos integradores e a sua incorporação nas bases de conhecimento internas.
  • requisitos / requirements

  • Experiência comprovada na função de Business Analyst, especificamente na área técnica requerida para o perfil de competências técnicas a selecionar (preferencial);
  • ou) experiência em projetos / consultoria, comprovadamente em todas ou parte das competências técnicas requeridas para o seu perfil;
  • Mínimo de 3 a 5 de experiência no contexto técnico específico, preferencialmente incluindo experiência como Business Analyst ou Gestor de Projeto (mandatório).

    Mínimo de 5 anos de experiência em :

  • áreas Comerciais (B2C e B2B) ou áreas Corporativas (Tesouraria, Fiscalidade, Contabilidade, Recursos Humanos, etc);
  • Experiência na elaboração de desenho e / ou construção de soluções, no âmbito de projetos de IT, nas áreas técnicas específicas (mandatório);
  • Experiência na elaboração de cadernos de encargos e processos de seleção no âmbito de projetos de IT (mandatório);
  • Experiência em Desenho de Processos preferencial;
  • Plataformas de integração preferencial;
  • Capacidade de simplificar problemas complexos e obter soluções exequíveis;
  • Integração com ERP SAP ECC e / ou S / 4HANA preferencial;
  • Canais Digitais de interação com o cliente preferencial;
  • UML preferencial;
  • Experiência Agile experiência em trabalhar com equipas Agile e conhecimentos das metodologias Agile e Scrum. Certificação de Product Owner será valorizada;
  • Desenvolvimento de produto experiência no desenvolvimento de produtos desde a ideia ao lançamento. Conhecimentos profundos de tendências digitais;
  • Skills comunicacionais e de networking forte capacidade de comunicação, de apresentação e de negociação. Capacidade para desafiar, negociar e interagir com diferentes stakeholders e identificar e envolver as pessoas necessárias ao processo de desenvolvimento.

  • Capacidade de criar uma atmosfera colaborativa que potencie a participação das pessoas chave;
  • Solution oriented mind-set capacidade para orientar as interações necessárias à resolução de desafios e de roadblocks;
  • Experiência na utilização de ferramentas colaborativas como o Jira e Confluence;
  • Licenciatura em Engenharia Informática, Informática de Gestão, Gestão de Sistemas de Informação ou similar mandatório;
  • Domínio da Língua Portuguesa mandatório;
  • Fluência oral e escrita em Inglês mandatório;
  • Fluência oral e escrita em Castelhano preferencial;
  • Ser detalhado / a e rigoroso / a, com boa capacidade de comunicação escrita e oral;
  • Ser proativo / a e antecipar requisitos, partilhar conhecimento, reconhecer riscos e oportunidades de tecnologia para criar vantagem competitiva e melhorar a eficiência e a eficácia das soluções;
  • Ser autónomo / a e responsável, cumpridor / a de prazos e focado na entrega atempada das soluções tecnológicas mais adequadas, identificando potenciais barreiras que possam levar a atrasos no cumprimento de compromissos e removendo-as de forma proativa ou escalando atempadamente;
  • Criar e manter ativamente a cultura dentro da equipa, com base na organização e nos comportamentos de liderança ágeis;
  • Fornecer feedback construtivo aos membros da equipa para ajudar a impulsionar uma nova forma de trabalho;
  • Rever e gerir itens de lista de pendências para garantir que o status mais recente do trabalho é capturado e atualizado conforme apropriado;
  • Assegurar o seguimento dos padrões da organização na gestão dos projetos que acompanha;
  • Identificar oportunidades de melhoria contínua e melhores práticas para progredir no trabalho da equipa;
  • oferta / offer

    Integração em equipa de projeto inovadora e dinâmica em projetos de elevado desafio tecnológico.

    Remuneração de acordo com a experiência.

    para se candidatar / to apply

    location RO-2022-121222

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