Missão
Responsável por promover a consciencialização e materialização dos princípios gerais de prevenção em matéria de segurança, higiene e saúde no trabalho, segundo princípios, políticas, normas e programas, visando a prevenção dos riscos ocupacionais convencionados, via metodologias tecnicamente sistematizadas e competentes que conferem a respetiva conformidade legal.
Visa ainda estabelecer em parceria com a medicina ocupacional, estratégias preventivas e de controlo das principais lesões e doenças profissionais, com potencial de incidência e manifestação nos trabalhadores que desenvolvem a atividade económica da organização, promovendo condições e processos de trabalho adequados, e agindo consoante a ética do Grupo e os valores Casais.
Principais Responsabilidades
Garantir o cumprimento das normas e procedimentos de segurança do trabalho (estudos, métodos e técnicas para prevenir acidentes de trabalhos e doenças profissionais), alinhados com as Normas de Regulamentação vigentes
Desenvolve e Promove o cumprimento do Plano de Segurança e Saúde ou Fichas de Procedimentos de Segurança, tendo em conta as especificações dos processos construtivos, os recursos técnicos (equipamentos e materiais) e humanos
Garante o cumprimento da Regulamentação Técnica, normativos e boas práticas em matéria de SHST, através da promoção do estabelecimento de planos, procedimentos (estudos, métodos e técnicas) para garantir condições de trabalho adequados e assim prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais
Coordena e executa inspeções diárias nos locais de trabalho, na periodicidade necessária, verificando o cumprimento do Plano de Segurança e Saúde ou Fichas de Procedimentos de Segurança, propondo medidas com vista à mitigação / eliminação das anomalias verificadas, quando estas ponham em perigo a integridade física dos intervenientes na atividade, promovendo a revisão dos respetivos Planos de Segurança e Saúde ou Fichas de Procedimentos de Segurança
Realiza Auditorias Internas e Visitas Técnicas de Prevenção, de modo a examinar e diagnosticar as condições de trabalho existentes, analisando a exposição a riscos ocupacionais convencionados, de modo a definir e promover Plano de Atuação Específico para a melhoria das condições de trabalho identificadas
Realiza estudos sobre acidentes de trabalho e doenças profissionais, determinando as causas e circunstâncias de incidentes e / ou acidentes de trabalho ocorridos, elaborando recomendações através de pareceres técnicos, indicando o grau de exposição a agentes de riscos convencionados
Realiza estudos ocupacionais, aplicando métodos analíticos e de avaliação de agentes riscos convencionados quer das atividades, meios e / ou tecnologias envolvidas, apoiando à elaboração de normas ou recomendações sobre a sua conceção, utilização e manutenção, desenvolvendo conteúdos formativos e informativos sobre os respetivos estudos
Representa a empresa, em matéria de SHST, junto de fiscalizações, promotores e organismos reguladores, prevalecendo sobre os Supervisores de SHST
Requisitos
Curso Técnico ou Licenciatura em Segurança e Higiene no Trabalho
Mínimo de 5 anos de experiência em funções similares
Bons conhecimentos de Inglês
Certificado de Aptidão Profissional (CAP VI)
Residência na zona de Lisboa ou disponibilidade de mobilização.
No Grupo Casais garantimos que as pessoas da nossa equipa tenham :
Programas de Apoio ao Colaborador;
Cooperação com equipas flexíveis e dinâmicas que incentivam a tua aprendizagem / os teus conhecimentos
Visão no Futuro : crescimento, evolução, industrialização, sustentabilidade;
Atividades anuais que promovem o engagement entre colegas / empresas / mercados;
Benefícios e Protocolos;
Cultura de Segurança.