Professores de Língua Portuguesa (m/f)
Coutinho, Neto & Orey
Lisboa
há 1 dia
source : Ofertas de Emprego

A Coutinho, Neto & Orey no âmbito da sua atividade de recrutamentoencontra-se a desenvolver um processo de seleção para o Camões ?

Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.).

I. ENQUADRAMENTO DA AÇÃO

O Projeto PRO-Português, a implementar na República Democrática de Timor-Leste (RDTL), tem como objetivo global ?contribuir para a consolidação do sistema educativo de Timor-

Leste, através do apoio ao setor da formaçãoprofissional e contínua do pessoal docente do sistema educativo do Ensino Não Superior?

e, como objetivos específicos, ?i) constituir uma Bolsa de Formadores Nacionais, a nível de Posto Administrativo, e consolidar as suas competências técnico-

  • científicas, didático-pedagógicas e linguístico-comunicativas para ministrarem Cursos de Língua Portuguesa (Níveis A2, B1 e B2);
  • ii) reforçar as competências linguístico-comunicativas em Língua Portuguesa de docentes de todos os níveis de ensino (Educação Pré-

    Escolar, Ensino Básico e Secundário) do sistema educativo do Ensino Não Superior de Timor-Leste?.

    II. ENQUADRAMENTO DA FUNÇÃO

    As atividades dos Professores de Língua Portuguesa visam cumprir os seguintes objetivos :

  • No quadro das responsabilidades do INFORDEPE, incrementar a qualidadedo ensino nacional em Timor?Leste, visando, essencialmente, a proficiência linguística, com vista à capacitação do universo de professores em exercício no domínio da Língua Portuguesa;
  • Reforçar a proficiência em Língua Portuguesa do quadro docente de todos os ciclos de ensino (Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário) do sistema educativo do ensino não superior timorense, de escolas dos 65 Postos Administrativos, em regime presencial e b-learning;
  • Contribuir para o cumprimento e monitorização das metas definidas nos indicadores do Projeto, de acordo com o sistema de Monitoria e Avaliação com base em Resultados;
  • Executar todas as tarefas relevantes no âmbito das suas competências atribuídas pelo Camões, I.P

    III. PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES

    Reportando, organizacionalmente, ao / à Coordenador / a Geral e ao Camões, I.P., e funcionalmente, ao Coordenador-Adjunto para a área científico-

    pedagógica e ao Coordenador-Adjunto para as áreas de administração, finanças e logística, o / a Agente da cooperação na categoria de Técnico para exercer funções de Professor / a de Língua Portuguesa terá como principais responsabilidades :

  • Ministrar cursos de formaçãono âmbito da Língua Portuguesa (Níveis A2, B1 e B2), de acordo com a estratégia e o programa de formaçãodefinidos;
  • Elaborar a respetiva programação anual / mensal (cronogramas de formaçãopara as atividades a implementar) e proceder à monitorização dos objetivos, atividades e resultados, conforme previsto no Documento de Projeto e respetivo Quadro Lógico;
  • Conceber os modelos pedagógicos e elaborar os documentos programáticos e operacionais / planos de formaçãoe de intervenção dirigidos aos formadores e aos diferentes públicos-

  • alvo, de acordo com o previsto no Documento de Projeto;
  • Elaborar manuais de formaçãoe / ou outros materiais didático-pedagógicos especializados de suporte a cada curso / atividade, tanto para a modalidade presencial como para o regime b-learning;
  • Garantir a qualidadedo processo educativo / formativo, ao nível da implementação e afirmação da Língua Portuguesa;
  • Apoiar e orientar o processo de planeamento das sessões de formaçãocom os formadores, nomeadamente no que respeita a bibliografia para consulta e materiais didático-pedagógicos;
  • Identificar necessidades de formaçãoespecíficas dos formadores e formandos sob a sua supervisão, dentro do contexto dos objetivos do Projeto;
  • Apoiar na conceção dos instrumentos necessários à realização das atividades, ao levantamento de necessidades, à recolha de dados quantitativos e qualitativos do Projeto e outras informações solicitadas, assim como à definição de modelos de acompanhamento, monitorização e avaliação dos indicadores constantes no Quadro Lógico;
  • Organizar e apresentar mensalmente pontos de situação / relatórios e cronogramas das atividades pelas quais é responsável, incluindo do grupo de formadores que coordena, de acordo com modelos previamente estabelecidos;
  • Garantir e ser responsável pela boa organização dos Dossiês Técnicos e Pedagógicos relativos às atividades por si desenvolvidas, incluindo do grupo de formadores que coordena, para que seja possível a consulta rápida de todo e qualquer documento físico ou digital produzido no âmbito da intervenção;
  • Dinamizar atividades de promoção e divulgação da língua portuguesa, dirigidas a diferentes públicos;
  • Participar em reuniões institucionais e de natureza técnica convocadas pela Coordenação;
  • Participar nos processos reflexivos e troca de experiências / ideias sobre a intervenção, facilitando a disseminação das melhores práticas e lições aprendidas;
  • Todas as demais responsabilidades e atividades compatíveis com a natureza e âmbito do cargo e das suas competências.

    A. OBRIGATÓRIOS :

    Licenciatura Pré-Bolonha ou Mestrado Bolonha que confira habilitações profissionais para a docência da disciplina de Português no 3.

    º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, numa das seguintes áreas :

  • Ensino de Língua e Cultura Portuguesas (Língua Segunda / Língua Estrangeira);
  • Ensino de Línguas Modernas com componente de Língua Portuguesa;
  • Linguística Portuguesa.

    Mínimo de 5 anos de experiência comprovada no ensino de Língua Portuguesa em contextos multilingues e multiculturais.

  • Fluência oral e escrita em Língua Portuguesa;
  • Excelentes conhecimentos de informáticana ótica do utilizador.

    B. PREFERENCIAIS :

  • Experiência de trabalhoem formaçãode adultos;
  • Experiência de trabalhono setor da educação, preferencialmente na área da formaçãode formadores / professores;
  • Participação em projetos no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento;
  • Experiência na elaboração e publicação de materiais didáticos para o ensino do Português Língua Não Materna;
  • Bons conhecimentos de Inglêse Francês;
  • Conhecimentos de Tétum.

    V. COMPETÊNCIAS MÍNIMAS :

  • Capacidade para trabalhar em contexto internacional e intercultural e em contexto de países em desenvolvimento;
  • Excelente capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, bem como capacidade de adaptação a contextos complexos de tomada de decisão;
  • Capacidade demonstrada na gestão de conflitos;
  • Capacidade de organização, definição de prioridades e de gestão do tempo;
  • Boa capacidade de análise de problemas e de formulação de estratégias;
  • Orientado / a para a obtenção quotidiana de resultados;
  • Capacidade de automotivação e autoaprendizagem;
  • Capacidade para trabalhar sob pressão e autonomamente;
  • Flexível no desempenho das suas funções e fácil adaptação em contextos de mudança permanente;
  • Seriedade e ritmo de trabalhoforte com postura e comportamento pessoal exemplar adequado à posição oferecida;
  • Capacidade para aceitar e cumprir instruções superiores, bem como ensinar e transmitir conhecimentos a outros colaboradores locais, ajudando à sua capacitação técnica e profissional com autonomia.

    VI. OUTRAS APTIDÕES :

  • Aptidão psicológica e física para trabalhar num clima semitropical;
  • Disponibilidade para residir em Timor-Leste e respeitar a cultura local.

    VII. HORÁRIO E LOCAL DE TRABALHO

    35 horas semanais, a exercer numa das capitais dos 12 Municípios ou Região AdministrativaEspecial de Oecusse-Ambeno.

    VIII. CONDIÇÕES CONTRATUAIS

    Os contratos, a celebrar de forma tripartida (Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal / Camões, I.P., MEJD / INFORDEPE e o professorcontratado), terão a duração prevista até 31 de dezembro de 2020, podendo ser renovados, por mais duas vezes, por períodos sucessivos de 12 meses, dentro do prazo de vigência do projeto.

    IX. PRAZO LIMITE DE CANDIDATURA : 13 / 10 / 2019

    Antes de submeter a sua candidatura deverá consultar os Termos de Referência.

    Tipo de oferta : Tempo Inteiro

    Escolaridade :

  • Ensino superior (Obrigatório)
  • Idioma :

  • francês (Preferencial)
  • português (Obrigatório)
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