PHD Researcher
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Porto, PT
há 2 dias
source : Ofertas de Emprego

1. Descrição do cargo / posição / bolsa

1. Job description

Cargo / posição / bolsa :

PHD Researcher

Referência : ATLANTIDA - NORTE-01-0145-FEDER-000040 (PHD)

Área científica genérica : Not available

Área científica específica :

Resumo do anúncio :

Ana Cristina Freire, Professora Catedrática e Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, torna público que se encontra aberto pelo prazo de 10 dias úteis o procedimento concursal de seleção internacional para contratação de um Doutorado no âmbito do Projeto ATLANTIDA - NORTE-01-0145-FEDER-000040, financiado pelo FEDER através do Programa NORTE 2020

Texto do anúncio

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE SELEÇÃO INTERNACIONAL PARA A CONTRATAÇÃO DE UM INVESTIGADOR DOUTORADO

Ana Cristina Freire, Professora Catedrática e Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, torna público que se encontra aberto pelo prazo de 10 dias úteis o procedimento concursal de seleção internacional para contratação de um Doutorado no âmbito do Projeto ATLANTIDA - NORTE-01-0145-FEDER-000040, financiado pelo FEDER através do Programa NORTE 2020.

Área Científica : Ciências do Ambiente

Sub-área Científica : Ciências da Terra - Oceanografia

Requisitos de admissão : Ao concurso podem ser opositores / as candidatos / as nacionais, estrangeiros / as e apátridas que sejam titulares do grau de doutor na área científica de oceanografia, meteorologia, climatologia ou áreas afins, obtido há mais de 3 anos (referência à data do término do concurso), e cumpram cumulativamente os seguintes requisitos :

  • Possuir competências na implementação de modelos hidrodinâmicos para modelação da dinâmica do mar profundo;
  • Ter experiência na modelação de transporte de sedimentos e / ou poluentes recorrendo a ferramentas Lagrangianas;
  • Dominar o sistema operativo Linux / Unix e técnicas de programação,
  • Ter experiência de análise de dados meteo-oceanográficos;
  • Ser fluente em inglês, falado e escrito.
  • Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.

    º 66 / 2018 de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da celebração do contrato.

    O não cumprimento destes requisitos determina a rejeição liminar da candidatura.

    Requisitos preferenciais :

    Será dada preferência a candidatos / as com mais de 2 anos de experiência na implementação de modelos hidrodinâmicos para modelação da dinâmica do mar profundo, usando o modelo numérico ROMS, e na modelação de transporte de sedimentos e / ou poluentes usando ferramentas Lagrangianas.

    Funções a desempenhar :

  • Adaptação do modelo numérico ROMS / ICHTHYOP para representar padrões de circulação e dispersão dos sedimentos associados a eventos de mineração de mar profundo considerando cenários de alterações climáticas.
  • Colaboração com parceiros do projeto para a representação das interações entre os processos físicos e biológicos que ocorrem na coluna de água e, particularmente, nas zonas de mar profundo, de forma a estudar o efeito que as plumas sedimentares e as alterações climáticas poderão ter sobre os respetivos ecossistemas.
  • O forçamento do modelo, que já foi previamente calibrado e validado, será feito com dados do CMIP5 para alguns dos cenários de alterações climáticas propostos pelo painel intergovernamental para as alterações climáticas (IPCC, RCP2.

    6, RCP4.5, RCP6 e RCP8.5).

  • Elaboração de artigos científicos e apresentação de resultados em fora diversos;
  • Possibilidade de realização de serviço docente no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • Até quatro horas letivas semanais, em média anual de acordo com o Artigo 12º, nº 3 do Regulamento nº 487 / 2020 do Pessoal de Investigação, de Ciência e de Tecnologia da Universidade do Porto).

    Legislação e regulamentação aplicável :

  • Decreto-Lei n.º 57 / 2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei nº 57 / 2017 de 19 de julho (Regime Jurídico do Emprego Científico - RJEC);
  • Decreto Regulamentar n.º 11-A / 2017, de 29 de dezembro; Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7 / 2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual.

    Regulamento nº 487 / 2020 do Pessoal de Investigação, de Ciência e de Tecnologia da Universidade do Porto publicado na 2ª série do Diário da República a 22 de maio de 2020.

    Local de trabalho : As funções serão desenvolvidas no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências do Porto e no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

    Duração do contrato de trabalho a termo incerto : O presente contrato de trabalho tem início previsto em janeiro de 2021 e mantém-se apenas pelo período necessário à execução das funções definidas, em regime de dedicação exclusiva .

    Remuneração mensal : ?2.134,73 de acordo com a alínea a) do n.º 1 do artigo 15.º da Lei nº 57 / 2017, de 19 de julho e com a primeira posição remuneratória do nível inicial previsto no artigo 2.

    º do Decreto Regulamentar n. 11-A / 2017, de 29 de Dezembro, correspondente ao nível 33 da tabela remuneratória única, atualizada pelo DL 10-B / 2020.

    Processo de Avaliação e Seleção :

    Nos termos do artigo 5.º do RJEC a seleção realiza-se através da avaliação do percurso científico e curricular dos candidatos.

    Critérios de Avaliação :

    Os candidatos serão classificados de acordo com uma avaliação global do Curriculum Vitae. A Pontuação do Currículo dos Candidatos (PCV) será a soma da avaliação da Qualificação Académica (QA) e da Experiência Profissional (EP), de acordo com a fórmula :

    PCV QA + EP

    A classificação para cada um desses itens é obtida (em valores) somando à classificação base (14) a bonificação correspondente a cada um dos critérios, conforme tabela abaixo.

    QA Qualificações Académicas

    PhD oceanografia, meteorologia ou climatologia

    EP Experiência Profissional

    Experiência em modelação oceanográfica

    0.5 : Menos de 2 anos com modelos similares

    1.0 : Mais de 2 anos com modelos similares ou menos de 2 anos com o ROMS

    2.0 : Mais de 2 anos com o ROMS

    Experiência na modelação de transporte de sedimentos / poluentes ou no uso de ferramentas Lagrangianas (comprovada por publicações)

    0.5 por cada publicação até ao máximo de +2 valores

    Publicações, em revistas indexadas (ISI), relacionadas com o plano de trabalho

    0.5 por cada publicação até ao máximo de +2 valores

    O júri reserva-se o direito de não atribuir o contrato de investigação se nenhum dos candidatos cumprir todos os requisitos e corresponder ao perfil pretendido.

    O processo de avaliação pode incluir uma entrevista / sessão de apresentação / demonstração pública dos 3 candidatos melhor posicionados a selecionar pelo júri, que se destina exclusivamente a clarificar aspetos relacionados com os resultados da sua investigação e terá um peso máximo de 10% do total da avaliação.

    Composição do júri de seleção :

    Presidente do Júri : Doutora Isabel Maria Trigueiros Sousa Pinto Machado, FCUP

    1º Vogal efetivo : Doutora Maria Luísa Machado Cerqueira Bastos, FCUP

    2º Vogal efetivo : Professor Doutor Miguel Alberto Fernandes Machado e Santos, FCUP

    1º Vogal suplente : Doutora Isabel Iglesias Fernández, CIIMAR

    Forma de notificação dos resultados :

    As listas de candidatos admitidos e excluídos bem como as listas de classificação final são publicitadas na página eletrónica do respetivo concurso, sendo os candidatos notificados nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : As candidaturas deverão ser formalizadas exclusivamente na página do concurso (https : / / sigarra.

    up.pt / fcup / pt / cnt cand geral.concursos list processo recrutamento nº 188 ), no prazo de 10 dias úteis , mediante requerimento dirigido ao Júri de Seleção, com a seguinte documentação :

  • Requerimento de candidatura;
  • Cópia de certificado ou diploma de doutoramento;
  • Curriculum vitae detalhado;
  • Breve descrição das atividades científicas mais relevantes dos últimos 5 anos;
  • Outros documentos relevantes para a avaliação do candidato.
  • Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

    As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.

    Política de não discriminação e de igualdade de acesso

    A FCUP promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato(a) pode ser privilegiado(a), beneficiado(a), prejudicado(a) ou privado(a) de qualquer direito ou isento(a) de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

    Nos termos do D.L. nº 29 / 2001, de 3 de fevereiro, o candidato com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal.

    Os candidatos devem declarar no ato de candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação / expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado.

    O concurso encontra-se aberto de 02 / 12 / 2020 a 17 / 12 / 2020.

    Número de vagas : 1

    Tipo de contrato : Outro

    Localidade : Porto

    Instituição de acolhimento : Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

    Data limite de candidatura : 17 December 2020

    A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

    2. Dados de contactos da organização

    2. Organization contact data

    Instituição de contacto : Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

    Endereço :

    Rua do Campo Alegre, s / n

    Portugal

    Email : recrutamento fc.up.pt

    Reportar esta oferta de trabalho
    checkmark

    Thank you for reporting this job!

    Your feedback will help us improve the quality of our services.

    Candidate-se
    Meu email
    Ao clicar em "Continue", autorizo a neuvoo a processar os meus dados e a enviar-me alertas de e-mail, conforme detalhado na Política de Privacidade da neuvoo . Posso retirar o meu consentimento ou cancelar a subscrição a qualquer momento.
    Continue
    Formulário de candidatura